Toyota – Antropologia Organizacional Aplicada

Background: Em 2008 a Toyota do Brasil criou o Departamento de Comunicação Corporativa. Fomos contratados para realizar uma pesquisa em antropologia empresarial a fim de compreender o público interno, a cultura corporativa da Toyota e alinhar a Comunicação Corporativa da empresa.

Processo de Trabalho: Foi realizada etnografia junto aos colaboradores das duas plantas e o sede da Toyota em São Paulo, além de uma análise antropológica da cultura organizacional da empresa no Brasil, de seu discurso corporativo (e a recepção do discurso pelo público interno) e de toda a sua comunicação interna.

Resultados de Pesquisa e Desenvolvimento de Conceito: Os resultados geraram uma compreensão de diversos problemas da cultura organizacional da empresa desde a matriz no Japão e os conflitos gerados a partir de choques culturais, discursos corporativos não assimilados e problemas de relacionamentos hierárquicos. Apontamos estratégias para o alinhamento da cultura corporativa, do discurso institucional, para a solução do choque entre as diferentes culturas empresariais e formas de se utilizar a comunicação interna a favor da imagem corporativa da empresa, além de gerar os conceitos a serem trabalhados pelas mídias internas.

Resultados para o cliente: Os resultados deste trabalho foram utilizados não apenas pela comunicação corporativa, mas agora também pelo RH da Toyota e como base para o desenvolvimento em RH e comunicação interna da nova planta em Sorocaba.