Toyota – Antropologia Organizacional Aplicada

Background: Em 2008 a Toyota do Brasil criou o Departamento de Comunição Corporativa. Fui contratados para realizar uma pesquisa em antropologia empresarial a fim de compreender o público interno, a cultura corporativa e fazer uma análise cultural do Toyota Way  a fim de gerar conhecimento estratégico para o alinhamento da Comunicação Corporativa da empresa.

Processo de Trabalho: Foi realizada etnografia junto aos colaboradores das duas plantas e o sede da Toyota em São Paulo, além de uma análise antropológica da forma como a cultura da Toyota Japão foi tropicalizada gerando a cultura Toyota do Brasil e qual o ethos dessa cultura hoje e como esses elementos culturais se articulam na construção do discurso interno e externo da empresa.

Resultados de Pesquisa e Desenvolvimento de Conceito: Os resultados geraram uma compreensão de diversas questões de cultura organizacional que não eram mapeados em pesquisas de clima, ou consultorias contratadas pela empresa, mostrando como questões geradas por choques culturais, podem comprometer processos, sistemas de comunicação e imagem institucional. A partir dos findings e conhecimentos adquiridos, foram geradas orientações estratégicas para o alinhamento da comunicação organizacional e da solução para conflitos organizacionais que comprometem processos internos.

Resultados para o cliente: Os resultados deste trabalho foram utilizados não apenas pela comunicação corporativa, mas também pela área de recursos humanos e para o desenvolvimento de estruturas de comunicação interna para a nova planta na época, em Sorocaba.