Estratégia Cultural para Negócios – Varejo e Organizações

Desde o lançamento da marca Ben Jerry’s nos anos 1970, o branding cultural vem tomando corpo no marketing e nas organizações. A marca de sorvete se posicionou contra políticas do então presidente Ronald Regan e ganhou adeptos que passaram a consumi-la não pelo sorvete delicioso, mas pela causa que defendiam. De lá para cá, o ativismo das marcas se tornou algo que o mundo dos negócios não pode ignorar. A estratégia cultural está no branding, onde o marketing das empresas desenvolve comunicação e ações engajadas em causas sociais e nas organizações, por meio das políticas de ESG.

Contudo, a cultura, a rede de significados que sustenta nossas ações, é forte o suficiente para tornar uma marca um ícone e, ao mesmo tempo, delicada, complexa e sutil o suficiente para, com uma linha rompida, levar uma marca ao cancelamento e à falência. A adesão a causas sociais, se feito como “apropriação cultural”, gera repúdio a marcas e organizações.

Causas se pautam em dores vividas por pessoas e em como elas reagem a essas dores. “Surfar na onda das causas” é desrespeitar essa dor e faz com que uma empresa perca credibilidade e seu maior ativo – as pessoas que a consomem. A antropologia imerge na cultura para trazer a realidade vivida por grupos sociais – sua verdade – e é com verdade, transparência e integridade – e cedendo espaço para que estes grupos se manifestem pela abrangência da comunicação de marca, que uma marca pode tratar do tema cultura com dignidade

A estratégia cultural é hoje o atributo chave do marketing e das organizações. Meu trabalho como estrategista cultural consiste em utilizar a antropologia – a ciência da cultura – para gerar insights estratégicos aprofundados sobre as questões culturais que envolvem o posicionamento de marcas, de produtos e de comunicação, assim como no campo organizacional e do contexto cultural de políticas de inclusão social, cultural organizacional e ESG.

 

Produtos:

Pesquisa e Desenvolvimento de Estratégias Culturais para Varejo e Organizações

 

Varejo

  • Mapeamento de Tendências Culturais e Projeção de Cenários Futuros 
  • Mapeamento de Sensibilidades Emergentes no Campo da Diversidade e Movimentos Sociais
  • Pesquisas de Imersão em Cenários Culturais 
  • Análise e Decodificação de Percepções e Comportamentos de Consumo pelo viés da Cultura

 

Organizações

  • Mapeamento de Culturas Top Down e Bottom up em Organizações
  • Pesquisas de Imersão, Etnografia e Diagnóstico Organizacional 
  • Análise de Conflitos e Decodificação de Questões com Bases Culturais
  • Estratégias para Alinhamento da Cultura Organizacional
  • Estratégias de Alinhamento Cultural em Fusões e Aquisições
  • Workshops e Treinamentos para Público Interno e Externo

 

valeria@valeriabrandini.com