Sobre mim

Background Acadêmico / Aplicação no Mundo Empresarial

Uma Cientista que faz a Ponte entre Ciência e Mercado

Valéria iniciou suas pesquisas em ciências sociais na UNICAMP, na área de antropologia urbana/antropologia da juventude na década de 1990, ao estudar grupos de estilo juvenis ligados à musica rock. Investigou inicialmente a forma como os jovens utilizavam objetos, vestimentas, ornamentação corporal e toda uma estática criada por eles mesmos para compartilhar os valores, ideologias, formas de ser, viver e perceber o mundo do universo rock n’ roll. Durante suas pesquisas, a Antropologia do Consumo tornou-se a perspectiva teórica essencial para investigar a forma como as pessoas se relacionam na sociedade, ao compartilhar, por meio de bens simbólicos, seus princípios, valores, crenças, escolhas, padrões de interação, ética e ideologia.

A perspectiva da Antropologia do Consumo orientou suas pesquisas acadêmicas, passando por temas como Culturas Juvenis; Culturas de Estilo; Moda e Tendências de Consumo e o Consumo do Luxo no Brasil. Foi durante os estudos antropológicos acerca dos significados comunicados pelas trocas simbólicas do consumo, que a pesquisadora buscou aprofundar-se na análise do que e como as pessoas comunicam significados por meio do consumo e de como interpretam e categorizam o Outro pelo que e como consome.
Valéria desenvolveu sua tese de doutorado em Ciências da Comunicação na USP (sob orientação de Victor Aquino), em convênio com a Universidad La Sapienza di Roma, (sob orientação do antropólogo Massimo Canevacci), associando a abordagem antropológica das ciências da comunicação.
Por meio da etnografia, percepções, interpretações e comportamentos das pessoas sobre os significados das práticas de consumo é como as pessoas veem e se relacionam com marcas, produtos, organizações, rituais de compra, uso, descarte é foram analisadas com base no re
e como estas percepções são relativizadas de acordo com a cultura de diferentes grupos sociais, trouxeram a semiótica e a análise do discurso como um elemento chave a ser utilizado junto à investigação antropológica em suas pesquisas.
Na UNICAMP desenvolveu pesquisas sobre o Consumo do Luxo no Brasil na extinta linha de pesquisa Culturas Empresariais, no IFCH sob orientação de Guillermo Ruben. Seu último Pós Doutorado foi concluí­do em 2015, sobre A Era das Causas no Consumo, realizado na ECA – USP.
Desde 2005, Valéria vem desenvolvendo estudos e consultorias para grandes empresas nacionais e multinacionais, utilizando os conhecimentos e metodologias das ciências sociais e ciências da comunicação para imergir no universo simbólico do consumidor e apreender como este percebe as estruturas de significados atribuídas aos bens de consumo e como e se relaciona com marcas e organizações.

Em sua experiência já trabalhou para empresas como Box 1824, Mandalah e fundou junto com o publicitário Zuza Tupinambá o Núcleo Xamã, empresa de ciências aplicadas do consumo. No exterior atuou como consultora Lat. AM. Para a Brain Reserve de Faith Popcorn nos USA e a Methos da França.
Entre seus clientes estão Toyota, Citroen, Natura, Grupo O Boticário, Eudora, Subway, Jin Jin Wok, Postos Ipiranga, Banco Pan, Bradesco Seguros, Olympicus, Editora Abril, Revista Nova, Carrefour, Leroy Merlin, entre outros.